Espregueira Mendes, João

Nasceu a 5 de Março de 1960, no Porto, filho de João Espregueira Mendes e Maria Luísa Espregueira Mendes. Licenciou-se em Medicina, em 1985, com 16,0 valores, na Faculdade de Medicina do Porto (FMP). Aprovado por unanimidade na avaliação curricular global no Internato Complementar de Ortopedia e Traumatologia, obteve a classificação de 20,0 valores (1994). Em 1995, realizou provas de Doutoramento em Ortopedia e Traumatologia na FMP sendo aprovado por Unanimidade, Distinção e Louvor, com uma média de 20,0 valores (caso único no país), tornando-se o mais novo doutorado português em Ortopedia, a tese tinha como tema: “ Lesões crónicas do Ligamento Cruzado Anterior”.

 

Em 1991, representou Portugal no 4th Course for Continental Surgeons – Royal National Orthopaedic Hospital, Londres, e obteve o primeiro prémio dos trabalhos apresentados, permitindo-lhe ser o primeiro interno de ortopedia português na Clínica Mayo, EUA.

 

Em 1998, foi nomeado Director e criou de raiz o Serviço de Ortopedia do H. de S. Sebastião e, em 2002, foi aprovado no concurso para o grau de Consultor de Ortopedia da Carreira Médica Hospitalar.

 

Foi monitor de Anatomia da FMP (1984-1988).É Professor responsável pela cátedra do Sistema Locomotor, na Universidade do Minho, Professor na Universidade Fernando Pessoa, na pós-graduação em Reabilitação no Desporto, na FMP, de Ortopedia e Traumatologia e ainda Professor convidado na Universidade de Marmara em Istambul.

 

Impulsionador da “Escola do Porto”, reconhecida internacionalmente na área da traumatologia desportiva. Trouxe pela primeira vez a Portugal o 13th Congress ESSKA2000 Europeu e criou na ESSKA o Prémio – “Cidade do Porto”.

 

Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (2004-2008). Actualmente, é Vice-Presidente da European Society of Knee Surgery, Sports Trauma and Arthroscopy, Vice-Presidente do Education Committee da Internationa lSociety of Knee Surgery and Arthroscopy e membro do Conselho Científico da Sociedade Latino-Americana de Rodilla y Deporte. Em 2012 será Presidente da ESSKA.

 

Apresentou mais de 300 palestras, em Portugal e no estrangeiro, publicou mais de 100 trabalhos científicos, é autor de 10 capítulos de livros científicos nacionais e internacionais e é editor principal dos livros “O Joelho” e “O Ombro”. Ganhou diversos prémios nacionais e internacionais, sendo destacados pelo Professor o Prémio Carlos Lima (1998) e ao Prémio Jorge Mineiro (1995).

 

Conhecido mundialmente pela elaboração de um procedimento cirúrgico (GUT), que consiste no enxerto de cartilagem da articulação tíbio-fibular superior para aplicação na articulação do joelho, desenvolveu ainda um aparelho, Porto Knee Test Device, para medição do grau de lassidão de roturas de ligamentos durante RM e TAC. Em 2009, realizou, no Hospital de São João, oprimeiro transplante meniscal de cadáver, em Portugal, com a colaboração do Prof. J. C. Monllau, de Barcelona.

 

Amante do ténis, mergulho e da poesia, tem como premissa “Somos aquilo que fazemos, sobretudo o que fazemos para melhorar aquilo que somos”, revelando como objectivo pessoal a implementação de um Instituto Publico de Traumatologia Desportiva em Portugal. E a criação do museu cidade do Porto dedicado aos Descobrimentos e Arte Indo - Portuguesa.

 

Ana Rita Nércio, Ana Rita Gano, João Ulrich, Nuno Pina Gonçalves

publicado por medicosportugueses às 16:52 |