Queiros e Melo, João Manuel

Nasceu em Tomar em 1945. Veio para Lisboa, onde ingressou no curso de Medicina da Universidade de Lisboa (1968), tendo escolhido esta carreira por influência do seu avô, também médico. Optou pela especialidade de Cirurgia Geral nos Hospitais Civis de Lisboa e de Bissau, terminando-a em 1974. Prosseguiu os estudos, fazendo a especialidade de Cirurgia Cardiotorácica, no Hospital de Santa Marta, com o Professor Machado Macedo (1979). Durante este período passou por Londres (Reino Unido), Portland e Boston (EUA) de modo a enriquecer a sua formação.

 

Voltou em 1979, ano de abertura do Hospital de Santa Cruz e juntamente com os Professores Machado Macedo e Ricardo Seabra Gomes, ajudou a criar e a desenvolver este hospital. Aqui desempenhou vários cargos, desde Director de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica a Director do Hospital (1990/95). Ao aceitar este último cargo, deixou de exercer nos Hospitais da CUF e no Hospital Particular de Lisboa, onde trabalhou desde 1982. Foi também no Hospital de Santa Cruz que, a 18 de Fevereiro de 1986, realizou o primeiro transplante de coração em Portugal. Dois anos mais tarde foi condecorado Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada pelo seu feito.

 

Em 1990 patenteou o anel de valvuloplastia aórtica e quatro anos depois os anéis de plastia mitral e tricúspida ajustáveis externamente. Doutorou-se em 1992, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Aloenxertos Valvulares. Ainda durante este ano, foi aprovado o programa Ciência, o que lhe permitiu dedicar-se mais à investigação no âmbito da fibrilhação auricular. Em 2001, partiu para a Universidade de Leiden, onde efectuou as primeiras cirurgias utilizando radiofrequência bipolar. Em 2002 esteve no Hospital de San Raffaelle (Milão) onde desenvolveu técnicas de reconhecimento de arritmias auriculares por electrogramas intracavitários.

 

Pertence a várias sociedades científicas das quais se destacam aquelas em que ocupou cargos directivos: European Society of Cardiology, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular e Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sendo o membro fundador do European Community Cardiac Surgery Society e da Sociedade Portuguesa de Transplantação. Do seu trabalho de investigação resultaram inúmeros artigos publicados em revistas internacionais, sendo um dos principais: Electrosurgical treatment of atrial fibrilhation with a new intraoperative radiofrequencey ablation catheter (1999), citado em 2002 nas recomendações sobre o tratamento cirúrgico da fibrilhação auricular, e publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia, American College of Cardiology e American Heart Association. Foi ainda distinguido com dois prémios PFIZER (1984 e 1997), um INTERMEDICS (1987) e um prémio Nunes Correa Verdades de Faria (1988), em conjunto com a equipa de transplantação cardíaca do Hospital de Santa Cruz. Actualmente, é o Director de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Cruz, Professor Catedrático do grupo de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas. Continua a fazer investigação, sendo o seu artigo mais recente: Restoring sinus rhythm in patients with previous pacemaker implantation submitted to cardiac surgery and concomitant surgical ablation of atrial fibrillation (2008).

 

Filipa Silva, Helder Alves, Rita Abelho, Sara Custódio

publicado por medicosportugueses às 08:30 |