Machado Macedo, Manuel Eugénio (1922-2000)

Nasceu a 10 de Fevereiro de 1922, na cidade de Ponta Delgada. Filho de Manuel Machado Macedo e de Maria Eugénia Machado Macedo fez os seus estudos liceais no Colégio Francês, em Lisboa, acabando por ingressar no curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, que concluiu em 1946. Inicialmente dedicou-se ao estudo da medicina interna. Porém, devido à doença da sua mulher interessou-se pela patologia respiratória e cardiocirculatória. Este interesse levou-o até à Suiça (1946-1947), onde estudou problemas ligados às doenças do tórax e simultaneamente foi assistente de W. Loffler na Universidade Médica do Hospital Cantonal de Zurique. De regresso a Portugal, iniciou em 1948 o internato geral e complementar de Cirurgia Geral nos Hospitais Civis de Lisboa (HCL), tendo-o concluído em 1951. A sua exigência e profissionalismo requeriam novos conhecimentos no estrangeiro, daí que no Outono de 1951 tenha concorrido à bolsa de estudo do British Council e no ano seguinte tenha iniciado um estágio de três anos que lhe proporcionava as bases da sua formação em cirurgia Cardiotorácica. Regressou em1954 integrando a equipa de Jaime Celestino da Costa, com a qual já tinha contactado durante o seu curso e internato. Pouco tempo depois, concorreu e foi aprovado para o cargo de assistente de cirurgia torácica dos HCL.

 

Em 1960 iniciou a cirurgia de coração aberto com Hipotermia de Superfície nos HCL e em 1962 a cirurgia do coração aberto, com circulação extracorporal. Ascende ao cargo de Director do Serviço de Cirurgia Torácica dos HCL em 1969. Entre 1978 e 1984 torna-se Presidente do Colégio de Cirurgiões Torácicos da Ordem dos Médicos, é eleito Director Clínico do Hospital de Santa Marta e ascende ao cargo de Director dos serviços de Cardiologia e de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Cruz. Para além destes cargos em Agosto de 1979 tornou-se Professor Extraordinário de Cirurgia Cardiotorácica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM/UNL). Em 1985 torna-se Presidente do Conselho de Gerência do Hospital de Santa Cruz e no mesmo ano é Professor Catedrático Convidado da FCM/UNL. Ainda nesse ano é também Director do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Maria e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

Em Fevereiro de 1987 é aprovada com distinção e louvor a sua tese de doutoramento: Revascularização do Miocárdio. Foi bastonário da Ordem dos Médicos entre 1987 e 1992. Acumulou outros cargos como presidente do Comité Permanente dos Médicos da União Europeia, Presidente da Associação Médica Mundial, fundador e presidente da Sociedade Portuguesa Cardiotorácica e Vascular, fundador e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e foi membro de algumas sociedades científicas internacionais com grande prestígio. De entre os mais de 250 artigos e livros publicados a sua derradeira obra é a História da Medicina Portuguesa no Século XX, publicada em 2000, ano também da sua morte a 21 de Maio.

 

Cláudia Mata, Heitor Amador, Patrícia Martins, Sara Pardal

publicado por medicosportugueses às 11:00 |