Lopes Henriques, Joaquim Manuel

Filho de José Manuel e de Maria Lopes Henriques, nasceu a 1 de Fevereiro de 1951, na Lourinhã, , ingressando no curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1968. Terminou o mesmo em 1974 com uma classificação final de 14 valores, iniciando o Internato Policlínico no Hospital de São José. Convocado, em Fevereiro de 1977, para o serviço militar na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, concluiu-o já colocado no Hospital Militar Principal (HMP). Em 1979, entrou nos Quadros Permanentes do Exército e, em 1983, já como Capitão Médico, passou a exercer a função de Assistente Hospitalar de Cirurgia, em regime de disponibilidade permanente, no HMP. Viajou, em 1984, para Leeds, Reino Unido, para frequentar um estágio de Cirurgia do cólon orientado pelo Prof. T. de Dombal no University Hospital of Leeds. Foi nomeado Honorary Research Fellow to the World Organization of Gastroenterology Research Committee – no período em que decorría o estágio –, tendo-se familiarizado com as técnicas do programa de Diagnóstico da Dor Abdominal Aguda e participado na actividade hospitalar orientada para a terapêutica de patologia do cólon, bem como em dois projectos de investigação. Foi nomeado, em 1985, Chefe do Serviço de Urgência e Coordenador Cirúrgico da Unidade de Tratamentos Intensivos do HMP, tendo sido, no mesmo ano, aprovado como Especialista pela Ordem dos Médicos.

 

Em 1988, foi destacado para comandar o Serviço de Saúde da 1ª Brigada Mista Independente. Dois anos mais tarde, foi colocado no Serviço de Cirurgia do HMP e, em 1991, nomeado Chefe de Serviço. Como Tenente-Coronel, desempenhava as funções de Chief Medical Officer na missão UNPROFOR da ONU, na Bósnia-Herzegovina, em 1993. Ao prestar provas de Doutoramento em Cirurgia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM), em 1998, foi “Aprovado por unanimidade com distinção e louvor”. No ano seguinte, passou a desempenhar funções de professor da cadeira de Cirurgia na FCM. Destacou-se como um dos principais impulsionadores dos cursos de Saúde Militar da Academia Militar (AM). Foi, em 1999, nomeado como 1º Director desses cursos e passou a integrar, na AM, os Conselhos Académico e Pedagógico e a Comissão de Acompanhamento de Protocolo entre a FCM e a AM. Passou a exercer, em 2001, como Coronel Médico, o cargo de Subdirector do Serviço de Saúde do Exército e, um ano mais tarde, de Subdirector do HMP. Atinge o auge da sua carreira militar ao ser promovido a Major-General, em 2005, exercendo a função de Director do HMP nos 4 anos seguintes.

 

Em 2009, toma a função de Director do Serviço de Saúde do Exército até à sua entrada na reserva activa, a 1 de Fevereiro de 2010. Ao longo da sua carreira, publicou 32 trabalhos como autor e co-autor em várias revistas médicas nacionais e estrangeiras. Participou em cerca de 140 reuniões médicas nacionais e internacionais. Tem 2 livros traduzidos e é coordenador editorial de um tratado de Cirurgia, no qual participou com 3 capítulos e a tradução de um capítulo.

 

Alexandra Coelho, Eunice Parcelas, Luís Duarte

 

publicado por medicosportugueses às 13:00 |