Gentil Martins, António
Nasceu em 10 de Julho de 1930 (Lisboa) e tem 8 filhos. O avô, Francisco Gentil, foi o fundador do Instituto Português de Oncologia (IPOFG) e o irmão Francisco Gentil Martins, foi director deste mesmo Instituto e Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1953 e fez o Curso de Ciências Pedagógicas. Após o Internato nos Hospitais Civis de Lisboa, em 1956 rumou a Inglaterra como Bolseiro do Instituto Britânico tendo trabalhado em Londres e em Liverpool. Dedicou-se à Cirurgia Pediátrica, à Cirurgia Plástica e à Oncologia Pediátrica.
Em 1960 criou a primeira Unidade Multidisciplinar de Oncologia Pediátrica a nível mundial no IPOFG de Lisboa, sendo pioneiro na quimioterapia pré-operatória e nas nefrectomias parciais em tumores renais unilaterais e nas metastectomias. Nesse campo foi Conselheiro temporário da OMS. Foi reconhecido como Especialista, pela Ordem dos Médicos em Cirurgia Plástica em 1964 e em Cirurgia Pediátrica em 1972. Trabalhou em Oncologia Pediátrica no IPOFG, foi consultor de Cirurgia Pediátrica na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e foi Chefe de Serviço de Cirurgia Pediátrica (durante 34 anos) e Director do Departamento de Cirurgia (durante 14 anos) no Hospital Pediátrico de D. Estefânia, em Lisboa. Realizou mais de 12000 intervenções cirúrgicas entre as quais se contou a separação de 7 pares de gémeos siameses, com 9 sobreviventes, o que lhe valeu fama mundial. É autor de múltiplas publicações originais, tendo realizado mais de 200 comunicações. ( em 83 cidades de 22 países ) Foi Conferencista convidado em inúmeras Reuniões, e Congressos, nacionais e internacionais ( em 37 cidades de 17 países ), e promoveu Cursos de pós-graduação.
Foi fundador e é Membro de Honra das Sociedades Internacionais de Oncologia Pediátrica Médica e Cirúrgica, bem como Membro de outras importantes Sociedades Médicas Internacionais. Foi Bastonário da Ordem dos Médicos (1977-1986), Presidente da Associação Médica Mundial (1979-1983), Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (1995-1997) e Fundador e Presidente da Secção Portuguesa do Colégio Internacional de Cirurgiões. É Membro de Academia Portuguesa de Medicina. Teve importante acção social e humanitária, sendo fundador da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) e Membro da Direcção da 1ª Direcção da Federação Internacional respectiva ( ICCCPO ), do IAC ( Instituto de Apoio à criança ), do CAVITOP (Centro de Apoio a Vítimas de Tortura), da AMI ( Assistência Médica Internacional ), Fez parte do Grupo de Trabalho da União Europeia para o ensino da Ética Médica. Foi agraciado com a medalha de ouro do Ministério da Saúde e com a Medalha de Honra da Ordem dos Médicos. Em 2009, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, possui as Chaves da Cidade de Miami e do Condado de Dale (USA) e é Membro de Honra da AMI, CNAF. E LPCC ( Liga Portuguesa Contra o Cancro ).
Nas actividades desportivas foi introdutor do Badminton em Portugal e conquistou vários títulos nacionais – Voleibol, Ténis, e Tiro (participando em 1960 nos Jogos Olímpicos de Roma), sendo Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses (AAOP) (2003-2012). Tocou violino e foi fundador da Juventude Musical Portuguesa. Aos 80 anos, continua a ser uma das vozes activas em todos os temas relacionados com a defesa da vida e os Direitos Humanos, e, apesar de se ter aposentado em 2000, mantém uma vida cirúrgica activa.
Ana Luísa Ferreira, Rafael Oliveira, Ricardo Silva, Sónia Silva